- Nº 2211 (2016/04/14)
Avis acolhe exposição até 31 de Maio

«48 anos de censura <br>em Portugal»

Nacional

A exposição temática «48 anos de censura em Portugal» está patente na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, até ao dia 31 de Maio.

Cedida ao município de Avis pelo Museu do Neo-Realismo, esta mostra pretende despertar a atenção de todos aqueles que não conheceram, de forma directa, a acção da censura sobre o pensamento e a criação intelectual, sobre as letras e as artes.

Na Biblioteca José Saramago poderão ser vistos alguns elementos do sistema de controlo editorial nos periódicos portugueses, nas monografias, ilustrações e artes plásticas, textos de contextualização histórica e/ou política, artigos, livros, poemas, contos, ilustrações e obras de artes plásticas censuradas, assim como gráficos discriminados da evolução/peso da censura na prática cultural.

Em nota de imprensa, a Câmara Municipal lembra que, para além da censura, a «opressão vivida» nos 48 anos de fascismo confrontou ainda «os portugueses com outras formas de repressão, como a prisão ou a tortura». «Tudo o que fosse novo e não tivesse por base a tradição ou a essência do regime era cortado pelo “lápis azul”, facto que demonstra o papel profundamente negativo e opressivo da censura sobre a sociedade», salienta a autarquia.

A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas, e aos sábados, entre as 15 e as 18 horas.